segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Om Mani Padme Hum

Pois é, acho que hoje acordei com energia de renovação.
Cada um acredita naquilo que lhe convém...
Então, eu acredito que quando queremos algo de verdade, o famoso " de todo coração", isso acontecerá. Só que nada cai do céu. Só chuva, coco de pombo e peças de avião...
Desde que me entendo por gente eu sempre gostei de música... ritmo, as letras... é como elas pudessem decifrar o nosso estado de espírito.
Diria que estou zen: Hoje especialmente desejando energias positivas, energias de mudanças... em todos os aspectos. Preciso e quero uma renovação.
Estou a  escutar e repetir um mantra : "Om mani padme hum" , aos que desconheciam... segue o significado:

Om mani padme hum é um dos mantras do budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. O mantra é associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara.
O Dalai Lama é tido como uma emanação de Chenrezig (Avalokiteshvara), por isso o mantra é especialmente entoado por seus devotos e é comumente esculpido em rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração ("mani korlo" em tibetano) para potencializar seu efeito.
É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos.

Om mani padme hum

  • Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.
  • Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
  • Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
  • Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
  • Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
  • Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Om_mani_padme_hum

Para quem quiser conhecer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário